Partilha este artigo.

Nas redes da amizade - João Malheiro

terça-feira, 24 de Abril de 2012


Uma curta estada em Vila do Conde, mais os imperdíveis repastos do “Ramon”, remeteram-me para as tertúlias da bola, que apadrinhei na década de 90 e me fizeram recrescer o apego pelo futebol e pelos seus intérpretes mais carismáticos, a despeito das cores ou pendências clubistas. Todas as quintas-feiras, de resto no lastro de uma ideia de José Maria Pedroto, alguns anos antes, muitos treinadores e antigos internacionais faziam do “Ramon” uma espécie de local de culto, de obrigatória peregrinação semanal.
Havia um núcleo duro, composto por aqueles de ausência improvável. Manuel José, Bernardino Pedroto, Eurico Gomes, Carlos Manuel, Albertino, Jaime Magalhães, Jorge Jesus, Quinito, José Rachão, Vítor Oliveira, José Alberto Torres e Mário Reis, entre outros. No dia imediato, a sessão era vespertina, sempre com Fernando Gomes, Frasco e Lima Pereira, três referências emblemáticas do FC Porto. De Lisboa, não raras vezes, vinham propositadamente Toni, Vítor Damas, Bento, Manuel Fernandes, Chalana, até Eusébio. E, não poucas ocasiões, José Mourinho, António Oliveira, Augusto Inácio, João Alves, Joaquim Meirim, Mário Wilson. Tantos, tantos mais.
Desde 97 na capital, onde me radiquei, ainda que sem periodicidade definida, as tertúlias prosseguiram com o meu patrocínio. Sempre com Eusébio, multiplicaram-se os convivas, sobretudo ligados ao Benfica e ao Sporting. Continuaram a ser momentos de confraternização, de reforço dos laços de amizade, de troca de opiniões e experiências, de patilha de sentimentos.
Tenho desses tempos, dessas iniciativas, um orgulho imoderado, enfatuado até. Que o meu querido amigo Vítor Damas se encarregou de justiçar. Contou-me a viúva, no dia imediato à morte da grande glória sportinguista, que o meu nome foi o último que pronunciou antes de fechar, sardonicamente, os olhos. Que posso dizer? Valeu a pena tanta dádiva pessoal à tribo da bola. E ao Damas? Obrigado por ter partido com um pedacinho de mim…

destak.pt



Deixe o seu comentário AQUI.

Os últimos 15 artigos:



0 comentários :

Enviar um comentário

  © Blogger template On The Road by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP